Primeiros socorros para cães

Toxicidade do ecstasy (MDMA) em cães

Toxicidade do ecstasy (MDMA) em cães

Visão geral da toxicidade do ecstasy (MDMA) em cães

O ecstasy está se tornando uma das novas drogas ilícitas da moda na cultura pop. Infelizmente, à medida que a popularidade dos medicamentos cresce, aumenta também a incidência de exposição de cães. Se não for guardado com segurança, ou melhor ainda, ser evitado, seu cão poderá ingerir alguns desses medicamentos e ficar gravemente doente. Quando ingeridos em quantidades suficientemente altas e quando o tratamento médico é adiado ou retido, os animais de estimação geralmente morrem devido à ingestão de ecstasy.

O ecstasy, também conhecido por vários nomes de ruas como XTC, Adam, MDA, é quimicamente relacionado a outras anfetaminas. O nome químico é 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA). As anfetaminas, incluindo MDMA, estimulam o sistema nervoso central.

Após a ingestão, os sinais de toxicidade geralmente se desenvolvem dentro de uma a duas horas e duram mais em cães do que em humanos devido à incapacidade do animal de metabolizar a droga.

O que observar

Os sinais de toxicidade do ecstasy (MDMA) em cães podem incluir:

  • Hiperatividade
  • Inquietação
  • Babando
  • Tremores
  • Impressionante
  • Convulsões.
  • Se nenhum tratamento for administrado, coma e morte ocorrerão

Diagnóstico da toxicidade do ecstasy (MDMA) em cães

Os produtos anfetamínicos podem ser detectados no sangue, na urina e na saliva, mas esses testes podem ser proibitivos para algumas pessoas. Normalmente, o diagnóstico é feito em uma história de exposição ao MDMA e achados característicos do exame físico de hiperatividade, aumento da freqüência cardíaca, temperatura elevada e aumento da pressão arterial.

O seu veterinário pode recomendar um hemograma completo (CBC) e um perfil bioquímico para descartar outras causas de doenças e garantir que não haja danos aos órgãos.

Tratamento da toxicidade do ecstasy (MDMA) em cães

Não há antídoto específico para a toxicidade do MDMA. O tratamento é favorável e visa ajudar o corpo a se recuperar da toxicidade e a tratar os problemas que a droga causa. Espere que seu veterinário recomende a hospitalização com líquidos intravenosos.

Se a ingestão foi testemunhada, seu veterinário pode recomendar a indução de vômito na tentativa de remover parte do medicamento. Uma vez no hospital veterinário, o carvão ativado pode ser administrado para ligar o medicamento e impedir maior absorção no estômago.

Os animais que desenvolvem convulsões precisarão receber diazepam ou fenobarbitol para controle das convulsões. Às vezes, a clorpromazina é usada para reduzir a excitação do sistema nervoso central. Em alguns casos, a acepromazina pode ser usada para tratar os efeitos do sistema nervoso.

Fluidos intravenosos são uma parte importante do tratamento. Este tratamento manterá o fluxo sanguíneo para os rins e ajudará a acelerar a eliminação do medicamento.

O prognóstico da toxicidade do MDMA depende da quantidade de medicamento ingerido, da gravidade dos sinais clínicos e da quantidade de tempo entre a ingestão e os cuidados veterinários. Aqueles animais que ingerem grandes quantidades e não recebem atendimento médico imediato têm poucas chances de recuperação. A morte ocorre devido a convulsões não controladas, temperatura corporal excessiva, insuficiência renal e irregularidades no ritmo cardíaco.

Assistência Domiciliar e Prevenção

Não há atendimento domiciliar para toxicidade do MDMA. Não adie o tratamento. Poucos veterinários se preocupam com o aspecto ilegal da droga. Seu principal objetivo é tratar o cão. Não evite ou hesite em entrar em contato com seu veterinário e seja honesto sobre a exposição ao medicamento. Ao reter informações devido a um medo equivocado de acusações criminais, o diagnóstico e o tratamento adequado do seu cão serão adiados.